Seminário Ambiental encerrou a 1ª Semana do Meio Ambiente de Itacaré

A I Semana do Meio Ambiente de Itacaré foi encerrada nesta sexta-feira, no Sítio Paraíso, com a realização do Seminário Ambiental, onde foram discutidos temas como resíduos sólidos, saneamento básico, captação e qualidade da água, cuidados com os animais e os aspectos legais da preservação da natureza. Realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o evento contou com a participação de secretários municipais, professores, estudantes, vereadores, além de representantes da Polícia Militar de diversas entidades e organizações não governamentais da cidade.

Durante o seminário o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou as belezas naturais da cidade e a importância de se preservar esse patrimônio que atrai turistas de diversos países. De acordo com o prefeito, garantir uma cidade mais limpa, bem cuidada e com os recursos naturais preservados não é um papel apenas do poder público, mas de todas as pessoas que querem de fato uma Itacaré melhor e um meio ambiente mais bem preservado. E nesse quesito de educação ambiental, explicou o prefeito, os estudantes tem um papel fundamental em orientar as famílias e os amigos para que cada um faça a sua parte, adotem as boas práticas por um meio ambiente melhor e uma vida mais saudável.

O seminário teve como palestrantes representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Ministério Público Estadual, além de dirigentes de entidades e organizações não governamentais ligadas às áreas de resíduos sólidos e proteção dos animais. O objetivo desse encontro, segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy, foi justamente trazer à tona as mais diversas questões ligadas à preservação da natureza, para que todos pudessem compartilhar experiências e assim observar, sob diferentes aspectos, a importância de preservar. Outra proposta, explica o secretário, foi de mostrar os muitos projetos de preservação da natureza que já vem sendo desenvolvidos em Itacaré.

No seminário também foi feito o lançamento da vassoura ecológica, um utensílio doméstico que já vem sendo confeccionado em pequena escala pelo artesão Nai, do bairro da Passagem. A vassoura é feita a partir de garrafas peti recolhidas no lixo e possui durabilidade e eficiência muito maior que as comuns de piaçava ou fibas, além de colaborar com a natureza. Durante o seminário o prefeito parabenizou o artesão pela iniciativa e assegurou que o município vai utilizar essas vassouras nas repartições públicas e no serviço de varrição da cidade. Também adiantou que será implantada pela Prefeitura uma fábrica dessas vassouras ecológicas para que em breve não somente o poder público, mas todos os itacareenses possam estar utilizando esses utensílios ecologicamente corretos.

As atividades da I Semana do Meio Ambiente foram iniciadas na manhã da segunda-feira com palestras na Escola Municipal Dr. Manoel Castro e também no Instituto Municipal de Educação Governador Paulo Souto, em Taboquinhas, seguindo com o plantio de mudas de Pau Brasil. Durante toda a semana foram realizadas visitas as Organizações Não Governamentais que realizam o trabalho de preservação do meio ambiente, palestras nos colégios, plantio de árvores em diversas unidades escolares e ainda o I Seminário Ambiental.


Comentários

Deixar uma Resposta