Secretaria de Turismo divulga 4° Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, em Salvador.

A secretaria de Turismo de Itacaré está em Salvador, no Mesa Ao Vivo Bahia, evento da conceituada Revista Prazeres da Mesa, divulgando o 4° Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que por mais um ano promete movimentar Itacaré, desta vez no próximo mês de Julho, entre os dias 13 a 23.

Conheça um pouco sobre o Mesa ao Vivo Bahia, e o que já aconteceu.

O evento que é promovido pela revista Prazeres da Mesa, co-realização do Hotel Sheraton da Bahia, apoio educacional do Senac e patrocinado pelo sistema de cartões  Rede, o evento terá como tema “Gastronomia e Turismo: ingredientes para uma Bahia mais forte”.

O MESA Ao Vivo é uma das ações do Mundo Mesa. O evento, que começou em São Paulo há 13 anos,  expandiu-se para Pernambuco, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Serra Gaúcha e Rio Grande do Sul, além da edição internacional em Portugal. Na programação que conta com palestras, aulas e degustações, o público fica cara a cara com grandes cozinheiros e aprende seus truques e histórias nas criações da mais variadas receitas. Além disso, é possível observar a construção da principal publicação de gastronomia do Brasil – toda a programação oferecida ao público se transforma em material editorial pelas mãos e lentes dos repórteres da revista Prazeres da Mesa, concluindo assim, in loco, uma publicação especial que irá às bancas logo após o evento.

Com aulas ao vivo com renomados chefs brasileiros como Thomas Troisgros (Olympe – Rio de Janeiro), Beto Pimentel (Paraíso Tropical – Salvador), Edinho Engel (Manacá – Camburi), Marcos Livi (Veríssimo e Quintana – São Paulo), Guga Rocha (chef consultor e apresentador de TV), Fabrizio Abbate (Don Fabrizio – Arraial D’Ajuda), Carole Crema (Carole Crema Doces – São Paulo), Tim Vianna ( Restaurante Genaro de Carvalho, Hotel Shertaton da Bahia), Elia Schramm ( até recentemente no restaurante Laguiole – Rio de Janeiro) e Fabricio Lemos ( Restaurante Origem – Salvador).

Programação completa do evento:

Quinta-feira Dia 11.

A programação começa no dia 11, às 20h30, com um Jantar Magno no restaurante Genaro de Carvalho, no Hotel Sheraton da Bahia. O edifício, tombado como Bem Cultural do Estado, possui várias obras de arte, incluindo Carybé e azulejaria de Paulo Antunes na fachada, além do painel grandioso pintado por Genaro de Carvalho na parede do restaurante que leva seu nome.

Neste ambiente único de Salvador, o chef  anfitrião Tim  Vianna dividirá a cozinha com Thomas Troisgros, que recentemente teve seu restaurante Olympe listado entre os 100 Melhores do Mundo, pelo 50Best Restaurants, Marcos Livi, Beto Pimentel e Edinho Engel. O menu começa com receita de Troisgros (Ricota com beterreba, legumes no vinagre e mel) e Beto Pimentel (Moqueca Vegetariana) como entradas. Para os pratos principais, Edinho Engel preparará  Peixe em crocante de coco, purê de pupunha, coulis de tomates e azeite de coentro, enquanto Marcos Livi fará Cordeiro Pinhão e Brotos. Para encerrar, o chef da casa oferecerá Quindim com tuille de Castanhas Licuri, couli de tamarindo e farofinha de beterraba.

Sexta-feira Dia 12.

A grade de aulas tem início dia 12 no Auditório principal às 12h com o chef mais icônico da Bahia, Beto Pimentel, e termina às 18h com Edinho Engel, chef paulista que se tornou um desbravador local através do charmoso restaurante Amado. Mais de 10 aulas correm simultaneamente por dia em mais duas cozinhas onde chefs convidados de toda Bahia demonstram o preparo de seus pratos e oferecem uma mini degustação aos participantes. E na Adega do Hotel Sheraton, várias degustações de vinhos serão guiadas por especialistas.  Ricardo Castilho, diretor da revista Prazeres da Mesa e enófilo, comandará uma degustação com os mais icônicos Vinhos Brasileiros em dois capítulos – um no dia 12 e outro no dia 13.

O dia termina com o segundo Jantar Magno, quando o chef da casa Tim Vianna recebe os chefs Elia Schramm, a patissier e chef Carole Crema, Fabricio Lemos, Guga Rocha e Don Fabrizio. No jantar com cinco etapas, Guga Rocha prepara a primeira entrada – Marinado de camarão, carne de coco verde e biri biri com croutons de tapioca ao molho de moqueca de lambreta – e Don Fabrizio, a segunda – Queijo coalho grelhado com desfiado de porco javali em leito de creme de abacate e pupunha. Serão três pratos principais e o primeiro é vegetariano, receita de Tim Vianna – Pappardelle partenossa: pasta fresca de cacau do sertão al aceto del tartufo e sal vulcânico -, o segundo é de  Elia Schramm – Peixe com pirão de vatapá e farofa molhada de banana – e o terceiro é  de Fabricio Lemos –  Carne do Sol, Bernaise de umbu-cajá, cogumelos locais, purê de cebola, carvão de aroeira. Para finalizar, a confeiteira de São Paulo Carole Crema oferecerá Bolo de coco gelado, compota de frutas do nordeste e crocante de beiju.

Sábado Dia 13.

No último dia de aulas, 13 de maio, uma das mais festejadas chefs da nova cozinha baiana, Teresa Paim, do restaurante Casa de Teresa, abre a programação no auditório às 12h. No fim do dia, a divertida e competentíssima Carole Crema, uma das protagonistas do programa “Que Seja Doce”, da GNT e patissier do Carole Crema Doces,  encerra as palestras no Auditório principal, às  18h.

Nos dois dias, os visitantes poderão aproveitar o “Melhor das Cidades”, das 18h30 às 20h, no foyer do hotel, onde estações de estabelecimentos locais oferecem suas criações ao público.


Comentários

Deixar uma Resposta