Programa Sebrae MEDE Turismo oferece 120 vagas para empresas baianas.

Mesmo com um ano difícil para o setor de turismo, algumas empresas encontraram alternativas para driblar a crise e seguir no mercado de maneira competitiva. Participantes do primeiro ciclo do Sebrae MEDE Turismo tiveram a oportunidade, em 2016, de aprimorar sua gestão e seus processos internos, refletindo em ações que contribuíram para que suas empresas se superassem num momento de adversidade. Empresários deItacaré e outras cinco regiões terão agora oportunidade de aderir ao segundo ciclo da solução, contratando este serviço para início do atendimento no mês de abril.

Para serem atendidos pelo Sebrae MEDE, os empresários da capital, das costas do Dendê, do Cacau, dos Coqueiros, do Descobrimento e da Chapada Diamantina, podem procurar o Sebrae mais próximo ou ligar gratuitamente no 0800 570 0800. São 20 vagas por região, sendo que estas serão oferecidas em territórios específicos: Barra, Centro Antigo e Rio Vermelho (Salvador); Morro de São Paulo e Barra Grande (Costa do Dendê); Ilhéus e Itacaré (Costa do Cacau); Praia do Forte e Camaçari (Costa dos Coqueiros); e Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (Costa do Descobrimento).

A solução teve avaliação positiva em seu primeiro ciclo. Foram 88 empresários atendidos, que deram nota média de 9,3 (de 0 a 10) para o atendimento, e mais de 80% indicariam, com certeza, o Sebrae MEDE Turismo. Este é um plano de atendimento especializado composto por um conjunto de atividades para orientação e aperfeiçoamento da gestão, com foco em resultados mensuráveis e aumento da competitividade. No turismo, atua na melhoria dos empreendimentos e também dos destinos turísticos, com incentivos à cooperação e parceria público-privada.

Segundo a coordenadora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Bahia, Ana Paula Almeida, a essência do MEDE é incentivar que o empresário adote estratégias, defina metas e monitore resultados, através da análise de dados. “Ele vai planejar ações de curto e longo prazo, sob o acompanhamento e orientação de consultores”, explica.

Ana Paula destaca que o Sebrae MEDE foi desenvolvido a partir das demandas dos próprios empresários. Por meio dessa escuta foi possível chegar a um modelo de atendimento mais qualificado que atendesse suas necessidades. Ela ressalta os resultados obtidos em 2016. “O atendimento se mostra muito eficaz, tanto para empresas que já possuem um controle financeiro organizado, mas sem a utilização eficiente das informações, quanto para aquelas que não possuem a cultura de coleta sistemática de dados”.

Empresas participantes reconhecem resultados

Uma das participantes do primeiro ciclo do Sebrae MEDE foi a empresária Ângela Kurz, proprietária do restaurante Stella Del Mare, em Arraial D´Ajuda. A empresa familiar, que inclui ainda um hotel, está há 12 anos no mercado. Ângela exemplifica que, antes do MEDE, o controle de dados financeiros era feito de maneira informal. Agora, eles implantaram um sistema para ter mais precisão nesse processo. “A metodologia identifica esses pontos de melhoria. Hoje, tenho maior controle das informações da empresa e aprimorei os processos internos junto aos colaboradores também”, relata.

Já Renata Tardim, proprietária do Hotel Estalagem, em Porto Seguro, destaca que o MEDE possibilitou uma melhoria na gestão de pessoas de sua empresa. “Implantamos o processo de avaliação de desempenho e isso resultou em algumas ações que trouxeram bons resultados nas nossas atividades”, diz a empresária.

O empresário André Barros, proprietário do Hotel Três Marias, em Salvador, pontua que a metodologia atua de forma abrangente ao longo do ano, o que possibilita a revisão de procedimentos e aplicação de novos processos. “O maior ganho foi o equilíbrio entre a redução de custos e a manutenção da qualidade do serviço”, afirma.

Como participar do Sebrae MEDE Turismo

O plano é anual e contempla 80h de consultoria especializada, sendo 56h de atendimento na empresa (4h mensais) e 24h de atividades coletivas (Workshops). O investimento é de R$2.500,00 para Micro Empresas e R$3.000,00 para Empresas e Pequeno Porte, podendo ser pago em até 10 parcelas no cartão de crédito.

O Sebrae MEDE Turismo atende empresas dos seguintes segmentos: Bares e Restaurantes, Meios de Hospedagem, Agências e Serviços de Turismo Receptivo, Transportes e Atrativos Turísticos, e será disponibilizado nos seguintes locais: Salvador (prioridade para empresas sediadas na Barra, Centro Antigo e Rio Vermelho); Morro de São Paulo e Barra Grande (Costa do Dendê); Ilhéus e Itacaré (Costa do Cacau); Praia do Forte e Camaçari (Costa dos Coqueiros); Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (Costa do Descobrimento).

Para adquirir o plano de atendimento do Sebrae MEDE Turismo os empresários devem procurar o Sebrae mais próximo ou ligar gratuitamente no 0800 570 0800. As vagas são limitadas e a participação está sujeita à avaliação do perfil empresarial.

Por Agência Sebrae de Notícias Bahia


Comentários

Os comentários estão fechados.