Professora de Itacaré fará mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais.

A professora Ronara Chagas, da rede municipal de ensino de Itacaré, foi aprovada na primeira turma de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Seu projeto de intervenção Educação e Africanidades no Sul da Bahia foi selecionado com nota 9,25 e será executado em formato de fórum itinerante envolvendo dez municípios do território, com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Educação e demais órgãos de educação da região.

O PPGER é um programa destinado a formação continuada dos professores que estejam no exercício da docência na Escola Básica, assim como para aqueles profissionais inseridos em outros espaços formais e não formais de ensino, com duração de dois anos. O PPGER se relaciona com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), criado em novembro de 2014, com a finalidade de colaborar para que a Universidade oportunize a produção do conhecimento baseada nas relações raciais a partir dos pilares ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, o programa pretende produzir, trocar e disseminar conhecimentos sobre diversidade, em particular aqueles baseados nas questões étnico- raciais, de gênero e sexualidade.

De acordo com a professora Ronara Chagas, enquanto parcela da maioria autodeclarada negra no município, seu ingresso no mestrado representa o rompimento de uma barreira que separa o povo afrodescendente da academia. “Então não se trata de mérito, se trata de luta. É uma daquelas oportunidades da vida que precisamos agarrar com unhas e dentes e escorar a porta para que outros de nós tenham a mesma oportunidade”, complementou.

Moradora de Itacaré desde 1990 quando aqui chegou com seu pai, uma irmã e dois irmãos, professora Ronara Chagas concluiu o Ensino Fundamental e ingressou no Magistério no Centro Educacional de Itacaré, passando a lecionar nos anos 1996. A partir de então sua carreira na educação envolve as experiências em docência, gestão escolar e formação pedagógica. Para tanto professora Ronara vem buscando qualificação profissional ingressando no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, Curso de Extensão em Alfabetização e Letramento pela Universidade de Brasília-UNB, Especialização em Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Ocidente-ISEO, além de cursos de formação continuada através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, quando contribuiu com a educação do município enquanto orientadora de estudos dos anos iniciais.

Associa-se a experiência como coordenadora de projetos socioculturais no departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (2013-2016) promovendo entre outros, encontros de estudos para professores das comunidades rurais quilombolas. Retornando ao “chão da escola” leciona as disciplinas História e Arte em um projeto piloto na Escola Municipal Dr. Manoel Castro, na qual é lotada desde o ano 2004. (Secom/Itacaré)


Comentários

Deixar uma Resposta