Professor de Itacaré será destaque hoje na Plataforma de Ensino Simplifica.

O professor Pablo Freire, da rede municipal de ensino de Itacaré, será um dos convidados de hoje da live oficial do Plataforma Simplifica, um programa desenvolvido em diversas cidades do Brasil que visa garantir o apoio e a ampliação dos conhecimentos dos alunos, no sistema à distância, durante o período de pandemia. Por iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Lemann e Amplifica, o programa está sendo desenvolvido em todas as escolas da rede municipal de Itacaré, na sede e do campo, com resultados altamente satisfatórios, sendo atualmente o município um dos destaques a nível nacional.

Pablo Freire foi escolhido para a live oficial por ser um dos muitos professores de Itacaré que tem acompanhado todas as ações da Plataforma Simplifica. Ele estará ao lado da professora Alcione Medeiros, de Olinda, Pernambuco. A live será às 18 horas. Para participar, ative o sininho de lembrete no link: https://bit.ly/livesimplifica4.

Para o encontro de hoje foram selecionadas as ideias inspiradoras que os educadores já estão pondo em prática e sugestões de adaptação dos conteúdos para as suas realidades. Além disso, serão colocadas em destaque dicas preciosas de diferenciação e avaliação na aprendizagem remota.

Em Itacaré o programa está contando com a participação de alunos e professores de todas as escolas da rede municipal. A Plataforma Simplifica é online, mas nas situações onde os alunos não possuem o acesso à internet a Secretaria Municipal de Educação de Itacaré e as diretorias das escolas estão criando estratégias de impressões dos materiais e acompanhamentos para que um maior número possível de estudantes seja contemplado com os conhecimentos. Nesse caso, os estudantes ou responsáveis devem entrar em contato com suas unidades escolares.

A secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, explica que no Simplifica o aprendizado remoto toma a forma de experiências de aprendizagem ativa que acomodam a escolha, a reflexão e o aprender nas mãos dos estudantes. “É um modelo de educação a distância (EAD), porém, com as ferramentas que os estudantes já dispõem que são as mídias sociais. A utilização da plataforma pode se dá com o uso de poucos dados de internet e existe a possibilidade de impressão para os alunos que não dispõe de um aparelho de celular.

O programa compreende oito semanas de trilhas com experiências de aprendizagem, totalmente gratuito, para estudantes do 1º ao 9º ano, orientadas pelas competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inspiradas na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta foi apresentada através de vídeo-conferência para os diretores, gestores, professores e pais e a iniciativa foi aprovada por todos, que estarão auxiliando nesse trabalho.

CAMPO – No caso da educação no campo ou em unidades de difícil acesso à internet, os alunos estão contando com a orientação das escolas, que poderão imprimir as atividades. O ideal é que todos os educadores de Itacaré se engajem nessa luta para orientar seus alunos, ampliando os conhecimentos, ocupando o tempo ocioso dos estudantes com informações e levando mais saberes, para que no retorno às aulas o resultado do trabalho de educar seja muito mais prazeroso e com resultados cada vez mais positivos.


Comentários

Deixar uma Resposta