Prefeitura de Itacaré realizará curso de capacitação dos agentes comunitários.

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com a Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS) para desenvolver no município o curso de formação para os agentes comunitários que já atuam na área no município. As aulas terão início na próxima segunda-feira, dia 16, e vão até o dia 23 de fevereiro do próximo ano. A iniciativa faz parte do compromisso do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de garantir a capacitação dos profissionais de saúde e assegurar um atendimento cada vez melhor para o cidadão.

O objetivo dessa capacitação, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, é ampliar a capacidade de atuação desses trabalhadores, avançando em direção à autonomia dos sujeitos em relação à própria saúde e à responsabilização coletiva pela promoção da saúde de indivíduos, grupos e meio ambiente. O curso possui carga horária de 1.200 horas e foi iniciado com a capacitação das docentes, que serão as enfermeiras das unidades de saúde, realizada no período de 26 a 28 de setembro, onde receberam orientações sobre o monitoramento, metodologia de ensino, formas de avaliação, dentre outras ações. No dia 16 de outubro ocorrerá uma aula inaugural com o início do curso com os agentes comunitários.

A Secretaria de Saúde informa que neste período de 16 a 20 de outubro as enfermeiras, que serão as docentes do curso, estarão juntamente com os alunos, que serão os agentes comunitários de saúde, em uma semana de aula. Por conta disso, estarão fora das unidades de saúde, mas é por uma causa importante que é a capacitação dos profissionais e melhoria do atendimento. Mas nos outros períodos, que vai de outubro a fevereiro, os agentes estarão realizando as atividades no campo onde atuam.

A Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS), que firmou a parceria com a Prefeitura de Itacaré, compõe a Rede de Escolas Técnicas do SUS com 36 unidades distribuídas em vários estados da federação coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SEGETES), a qual foi criada em 2003. Consoante com a Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente no Estado da Bahia (2007-2011), a EFTS, responsabiliza-se pela formação do pessoal de nível médio e pelo ordenamento dos campos de prática da Secretaria Estadual de Saúde na Bahia. Por meio da SEGETES, a EFTS recebe recursos para ordenar e desenvolver a formação de nível médio no estado da Bahia. (Secom/Itacaré)


Comentários

Deixar uma Resposta