Prefeitura de Itacaré realiza capacitação dos profissionais que atuam no SAMU.

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde e coordenação do Samu, realizou nesta quarta-feira(15), na Pousada Sítio Paraíso, a capacitação e qualificação de todos os profissionais que atuam no atendimento de urgência da rede de saúde do município. O objetivo, segundo explicou o prefeito Antônio de Anízio, é melhorar o atendimento das urgências e emergências, além de proporcionar a atualização de conhecimentos com base em novos conceitos obtidos na área da saúde, em novas práticas e em novas diretrizes, especialmente as adotadas para os atendimentos pré-hospitalares.

A capacitação foi oferecida a todos os profissionais do Samu, dentre eles enfermeiros, condutores de veículo de urgência e técnicos de enfermagem, visto que o trabalho feito em equipe implica no conhecimento de todos os processos. Também participaram da capacitação os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que já atuam na assistência do município. A capacitação. foi realizada com apoio da base regional de ilhéus que disponibilizou uma equipe de instrutores do suporte avançado de vida ( USA).

Durante a capacitação foram abordados temas como a rede de urgência, regulação do paciente, suporte básico de vida, emergências clínicas, atendimento primário e secundário ao paciente politraumatizado e atividades práticas. Os palestrantes foram o supervisor médico do SAMU, Dr. Walbert Silveira, e o coordenador do núcleo de ensino de urgência, Dênis Albuquerque, coordenador do núcleo de ensino de urgência. De acordo com os coordenadores do SAMU, essa foi apenas a primeira capacitação, mas a proposta é oferecer ainda mais cursos e qualificações o para que a equipe possa prestar um serviço cada vez melhor.


Comentários

Os comentários estão fechados.