Prefeitura de Itacaré realiza campanha de suplementação de vitamina A.

Nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré, juntamente com a equipe do Posto de Saúde Familiar (PSF) da Vila Marambaia, iniciaram nesta sexta-feira a campanha de suplementação de vitamina A na creche municipal da comunidade. O projeto faz parte do programa desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré de levar mais saúde em todos os cantos do município e intensificar o atendimento principalmente para as crianças.

A orientação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde é que os pais ou responsáveis procurem o Posto de Saúde do seu bairro e solicite a suplementação do seu filho. A suplementação deve ser iniciada aos seis meses de idade e, a cada seis meses, a criança deve voltar ao Posto de Saúde da Família para tomar outra cápsula. Então, de seis em seis meses ela está protegida e com aporte adequado de vitamina A. Dos seis meses aos 59 meses, totalizam-se nove cápsulas.

O Ministério da Saúde oferece suplementação de vitamina A para crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos nas regiões que participam do programa Brasil Carinhoso do Governo Federal. A vitamina A é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento da criança e sua deficiência provoca sérios problemas à saúde.

As nutricionistas alertam ainda que a falta da vitamina pode desenvolver sinais clínicos de deficiência ocular, ressecamento da pele conjuntiva e da córnea ocular. Crianças suplementadas com a vitamina A têm melhor resposta a doenças e, por isso, existem dados que afirmam que crianças que recebem suplementação têm menor risco de mortalidade, principalmente causada por diarreia.


Comentários

Os comentários estão fechados.