Prefeitura de Itacaré encaminha 37 pacientes para cirurgias de catarata.

Trinta e sete pacientes de Itacaré identificados com problemas de catarata foram encaminhados nesta sexta-feira pela Prefeitura Municipal para a realização das cirurgias no Hospital de Olhos DayHorc, em Itabuna. Os procedimentos são resultados do mutirão da catarata realizado nos dias 26 e 27 de novembro pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do estado da Bahia.

E neste sábado os pacientes já foram encaminhados para a revisão das cirurgias. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, todo o diagnóstico dos pacientes para identificar a doença, bem como o encaminhamento para as cirurgias e revisão foi feito gratuitamente pela Prefeitura de Itacaré. E os pacientes que precisam fazer a cirurgia do outro olho já agendaram os procedimentos no Hospital de Olhos DayHorc.

O mutirão da catarata foi realizado na Unidade Básica de Saúde de Itacaré, no centro da cidade, contando com a presença de médicos oftalmologistas, enfermeiros e atendentes do Hospital de Olhos Rui Cunha que realizaram a triagem. Nessa etapa foram feitos os exames de pessoas com idade a partir de 55 anos para verificar a necessidade de realizar cirurgias de catarata. E para facilitar o acesso dos pacientes, a Prefeitura de Itacaré disponibilizou transportes dos distritos e da zona rural até a UBS.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que esse mutirão é mais uma das muitas ações que vem sendo desenvolvidas para garantir muito mais saúde aos cidadãos e cidadãs de Itacaré. De acordo com ele, mensalmente centenas de procedimentos médicos e cirurgias vem sendo disponibilizadas pela Prefeitura de Itacaré. E nos casos de cirurgias em locais mais distantes, a Prefeitura tem disponibilizado transportes, lanches e toda a assistência possível a esses pacientes. A proposta, segundo ele, é intensificar ainda mais essas cirurgias e procedimentos, possibilitando uma saúde ainda melhor em Itacaré.


Comentários

Os comentários estão fechados.