Prefeitura de Itacaré e Estado realizam Mutirão de Catarata.

A Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, estará realizando no próximo dia 27 de outubro um mutirão da catarata, com o objetivo de combater a doença. Os pacientes acima de 55 anos interessados em participar do mutirão devem procurar imediatamente as unidades de saúde de Itacaré mais próxima para fazer o cadastramento. O mutirão acontecerá no Centro de Convenções de Ilhéus, a partir das 8 horas da manhã, mas é importante que os pacientes procurem as unidades de saúde o mais rápido possível.

Durante o mutirão serão realizadas as consultas, exames médicos e em casos de necessidades também serão feiras as cirurgias. O secretário de Saúde, Ricardo Lins, informou que a Prefeitura de Itacaré estará providenciando os transportes e o acompanhamento necessário para que todos os pacientes cadastrados possam fazer os procedimentos para combater a catarata. Mas para isso é importante realizar o cadastramento prévio nos postos de saúde para fazer o agendamento do mutirão.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino – lente presente no olho, que absorve a luz e permite a formação da imagem. A doença tem evolução lenta, e e pode atingir apenas um olho inicialmente. A cirurgia é o único tratamento para a catarata. O objetivo da operação é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que esse mutirão é mais uma das muitas ações que vem sendo desenvolvidas para garantir muito mais saúde aos cidadãos e cidadãs de Itacaré. De acordo com ele, mensalmente centenas de procedimentos médicos e cirurgias vem sendo disponibilizadas pela Prefeitura de Itacaré. E nos casos de cirurgias em locais mais distantes, a Prefeitura tem disponibilizado transportes, lanches e toda a assistência possível a esses pacientes. A proposta, segundo ele, é intensificar ainda mais essas cirurgias e procedimentos, possibilitando uma saúde ainda melhor em Itacaré.


Comentários

Os comentários estão fechados.