IV Conferência Municipal de Saúde teve eleição de oito delegados.

A IV Conferência Municipal de Saúde em Itacaré serviu para definir as prioridades da saúde no município e no Estado e também para eleger os 04 delegados titulares e 04 Suplentes do município na Conferência Estadual de Saúde que será realizada em Salvador em Setembro.

O evento que aconteceu no clube Pirajá, durante todo o dia 27, contou com a representação de pessoas de todo o município e tratou das principais demandas para a saúde de acordo com a necessidade de cada comunidade, cada distrito ou bairro de Itacaré. Com isso, a própria população discutiu quais problemas e soluções eram importantes para a sua localidade.

As discussões basearam-se em 04 temas centrais: Atenção a Saúde, que envolveu acolhimento, acesso e atenção primária, assistência farmacêutica, entre outros; O Controle Social no SUS; Financiamento Interfederativo; e Gestão no SUS: Gestão do Sistema, Gestão  da Educação na Saúde e Gestão do Trabalho.

Pode-se perceber que apesar do sistema de saúde já funcionar em todo o município, cada local pode ter uma necessidade diferente, o que pode ser constatado ouvindo as pessoas. Segundo a Secretária de Saúde, Stela Souza, somente uma gestão transparente e preocupada com a população conseguirá atender suas reais necessidades.

Para que acontecesse essa Conferência Municipal, foram realizadas, 10 pré-conferências no período de 13 a 18 de julho, nos próprios bairros e distritos, onde as pessoas se organizaram para definir suas reivindicações e sugestões. Elegendo ainda delegados usuários para participar da Conferência Municipal.

A organização da Conferência Municipal é de competência de cada município e a partir dela, se elege os representantes – delegados – da cidade que participarão da Conferência Estadual de Saúde em Salvador. Os delegados eleitos de Itacaré são: Segmento Usuários: Miguel Pereira Santos e Charles Ane Machado; Lauridilma Santos Queiroz e José Nilton dos Santos; Segmento Trabalhadores da Saúde Jorge Luiz Arouca Veloso e Luiz Carlos Pereira dos Santos, e Segmento Gestor/Prestador: Thais Gaspar dos Reis e Marcelo Barros.


Comentários

Os comentários estão fechados.