Itacaré: Pinturas centenárias são encontradas durante a 2ª Etapa de restauração da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.

Segundo os restauradores, as pinturas possuem cerca de 200 anos estavam escondidas sob camada de tinta da área do reboco original.

Pinturas centenárias foram descobertas durante os trabalhos da 2ª etapa da Obra de Restauro da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo em Itacaré, sul da Bahia. De acordo com equipe de restauradores, a pintura identificada como parietal é rica em detalhes e rara beleza e tem certamente 200 anos.

A descoberta revelou uma surpresa histórica para a equipe que trabalhava na obra, e foi encontrada durante a substituição do forro da nave (salão principal que abriga os fiéis), quando ao identificar uma área do reboco original construtivo se desprendendo, foi visto rabiscos coloridos.Imediatamente foi acionado o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia- IPAC, que encaminhou 03 restauradores do órgão que até ontem esteve juntamente com a equipe do projeto pesquisando e avaliando aspectos, traços artísticos, técnicas tonalidades usadas na época, a 1ª camada de tinta aplicada sobre o reboco original que serviu de base para o artista plástico fazer a pintura, vídeo conferência com outros especialistas do departamento de obras e restauro do IPAC, enfim, chegaram a conclusão que as pinturas achadas

Para ampliar a mão de obra artística do Projeto, o IPAC, disponibilizou 04 restauradores que se juntarão aos atuais a partir de 15/08, ficarão 14 dias e serão substituídos por outra equipe pelo mesmo período.Esse apoio aumentam as chances para entrega da Igreja para festa do padroeiro em 29/09.

“O trabalho para o resgate e restauro de uma obra de arte como essa, requer tempo, mão de obra e materiais específicos.A obra é aberta a visitação ficaremos felizes em receber quem desejar ver de perto a área até então possível apreciar essa beleza.O Projeto que até então e financiado por doações de trabalho voluntário da comunidade, parceiros como o Txai Resort, Ação dos Amigos (Liane, Assunção e Cris), a parceria gigante da Prefeitura Municipal de Itacaré, os paroquianos das listas dos amigos, o marketing nos eventos feito pela Rádio Itacaré FM e TV Santa Cruz, Itacaré Urgente. Essa história do passado precisa ser resgatada e mostrada para moradores e turistas. Vamos juntos continuar solicitando o apoio de todos” comentou Graça Barbosa coordenadora do projeto.

Para garantir recursos para a realização dos serviços a Paróquia de São Miguel está realizando a campanha “A Fé Restaurada”, onde todos podem fazer doações através de depósitos no Banco do Brasil, agência 4105-X, conta corrente 7034-3, CNPJ 16.628.433/0016-14, ou na secretaria da Paróquia. (Itacaré Urgente)


Comentários

Os comentários estão fechados.