Itacaré pede o apoio do Estado para implantar aterros sanitários na região.

O prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, Antônio de Anízio, participou nesta sexta-feira, durante o 11º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no Centro de Convenções de Ilhéus, de um encontro com diversos secretários do Governo do Estado da Bahia para discutir uma série de ações visando o fortalecimento dos municípios regionais. Uma das pautas propostas pelo Consórcio foi a situação dos resíduos sólidos e as dificuldades enfrentadas pelos municípios regionais para se adequar às exigências legais.

De acordo com Antônio de Anízio, é importante garantir a destinação adequada dos resíduos sólidos e promover a implantação dos aterros sanitários, mas diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios regionais é indispensável o apoio do Governo do Estado da Bahia na implantação dessas áreas. “Sem o apoio do Estado na implantação dos aterros e nos custos da manutenção fica impossível garantir uma correta destinação dos resíduos sólidos”, explicou o prefeito de Itacaré. O prefeito também solicitou o apoio do Estado no fortalecimento dos consórcios regionais, que tem sido um importante instrumento de busca de soluções para os problemas dos municípios.

O encontro contou com a participação dos secretários estaduais de Saúde, Fábio Vilas Boas, de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, de Relações Institucionais, Marcos Cavalcante, além do deputado estadual Rosemberg Pinto e de representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ceplac e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, Educação e Meio Ambiente. Além de Itacaré, participaram também os prefeitos de Canavieiras, Itajuípe, Ilhéus, Itabuna, Santa Luzia, Buerarema, Una, Floresta Azul, Almadina, Firmino Alves, Pau Brasil, Maraú, Uruçuca, Gongogi e Jussari.

Na oportunidade foram debatidas com os secretários as ações estratégicas do Governo do Estado para as áreas de infraestrutura e saúde nos municípios. O presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Moreno, falou da importância dos investimentos para a região. “Juntos somos mais fortes para discutir as demandas da região. A questão dos lixões e resíduos sólidos é algo que preocupa muito”, disse. A secretaria de Relações Institucionais Cibele Carvalho, abordou a importância dos consórcios regionais. Segundo ela, os consórcios são uma alternativa para que os municípios se unam e apresentem projetos para captação de recursos junto ao Governo do Estado, Governo Federal e Banco Mundial, otimizando investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento e outros setores.

No contexto de contribuições para o desenvolvimento regional, o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana falou do papel da universidade, em conjunto com outras instituições. Ele ainda destacou que pretende criar um núcleo de desenvolvimento da educação regional, em parceria com a Amurc, consórcios públicos, as universidades e as instituições regionais.


Comentários

Os comentários estão fechados.