Itacaré ganha destaque internacional com cultivo de cacau.

Itacaré é conhecida como o paraíso dos surfistas, atraídos cada vez mais por suas praias paradisíacas e o clima tropical. Entretanto, além das atrações que movimentam diretamente o turismo, está um elemento típico que se tornou, ao longo dos anos, um importante instrumento de geração de emprego e renda para a população: o cacau.

Não à toa, Itacaré está inserida na área conhecida como Costa do Cacau, que também engloba os municípios de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Una, Canavieiras e Santa Luzia.

É aqui que está localizada, à margem esquerda do Rio de Contas, a Fazenda Santa Ana, um dos principais produtores de cacau, que transforma o fruto não só no chocolate Morbeck – vencedor de três prêmios internacionais entre 2011 e 2013 -, como também em biscoitos, geléias,  bolos e doces, só para citar alguns.

Chocolate Morbeck ganhou três prêmios internacionais (Foto: Thaís Seixas | Cultura Agora)
Chocolate Morbeck ganhou três prêmios internacionais (Foto: Thaís Seixas | Cultura Agora)

Quem visita a fazenda é recepcionado pelos proprietários, Ana Maria e Edgar Morbeck, que preparam  um café da manhã completo, com tudo o que os apreciadores da fruta têm direito. Lá é possível conhecer o cultivo do cacau (sem agrotóxicos, adubos químicos, fertilizantes solúveis ou produtos elaborados sinteticamente), o processo produtivo, a estrutura de trabalho e outras curiosidades sobre a fabricação dos produtos.

Edgar apresenta história do cacau e estrutura de produção da fazenda (Foto: Thaís Seixas | Cultura Agora)
Edgar apresenta história do cacau e estrutura de produção da fazenda (Foto: Thaís Seixas | Cultura Agora)

“Começamos a produzir o chocolate há 5 anos, e hoje o exportamos para países como Portugal, Espanha e Canadá, a partir de pedidos feitos pela Internet. Tudo foi feito com recursos próprios”, explica Edgar.

Após o café, a programação continua com uma visita à plantação, quando é possível aprender técnicas de adubação, preservação e prevenção às pragas, além de como é feita a retirada do famoso mel do cacau, bastante procurado pelos clientes. Quem acompanha e explica cada passo é o administrador da fazenda, Raimundo Ribeiro.

20161202_113611
20161202_113501
20161202_103010
20161202_120738

Além da plantação,  a fazenda também possui área de gado, de onde sai a matéria prima – 450 litros de leite por dia para a produção de diferentes sabores de iogurte (coco, açaí,  morango, entre outros) e de queijo.

Os interessados em passar o dia na fazenda, com direito aos passeios e duas refeições (café da manhã e almoço), devem marcar por meio do site www.fazendasantaana.com.br ou pelo telefone 73 3613-4908. O day use custa R$ 120 por pessoa. Fonte: Cultura Agora

 


Comentários

Os comentários estão fechados.