Itacaré: Atendimento do SAC Móvel irrita a população.

O que era pra ser um serviço de excelência e de auxilio ao cidadão, gerou  filas quilométricas, insatisfação e muita reclamações e confusão durante o primeiro dia de atendimento do SAC Móvel em Itacaré. Hoje o antedimento apesar de ser iniciado, ás 07h30, na noite do dia anterior já tinha gente na fila. E como em todas cidades, apenas 250 senhas foram distribuídas sendo que 50 para prioridades (gestantes, deficientes, recém nascidos, idosos e cadeirantes), e muita gente não foi atendida. O que gerou muito descontentamento e reclamações.

A equipe do site Itacaré Urgente esteve na Praça São Miguel, local escolhido para abrigar a unidade móvel e, notou a revolta de várias pessoas que se diziam extremamente humilhadas por alguns membros que estavam atuando na unidade. Outra reclamação recorrente, foi a emissão de CPF, que segundo a coordenação estava com sistema fora do ar. “Eu cheguei aqui as 3h da manhã, e vou sair daqui sem o documento, isso é um absurdo, falta de respeito com a população”, comentou dona Maria de Lurdes, que trouxe o neto para retirar a primeira via do documento, que segundo ela agora é exigido, assim como o RG para recadastramento do Bolsa Família.

Já senhor José Carlos morador do Campo Seco, comentou que houve muita falta de organização, e os atendentes muitos grossos e mal humorados, o que piorou a situação. “Na hora de distribuir a senha, teve gente que pulou a fila, e as pessoas que chegaram as 2h e até antes, ficaram para trás, a falta de respeito foi total, me sentir humilhado. E outra coisa, todas cidades que o SAC visita a prefeitura prepara uma estrutura para população, aqui em Itacaré parece até que não tem prefeitura, nem água tinha para o povo, teve gente que quase desmaiou na fila com fome, com medo de sair e perder o lugar, absurdo, espero que nunca mais volte a precisar desse serviço em minha vida”.

Segundo pesquisas junto à coordenação do SAC Móvel seriam distribuídas apenas 250 senhas diárias, nos 2 dias e meio que os serviços ficarão na cidade, logo serão apenas 600 atendimentos para a retirada do RG, o que é considerado uma quantia muito insuficiente para a grande demanda do município.

Lembrando que o SAC Móvel está oferecendo os serviços de emissão da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e também da Ouvidoria Geral do Estado. Todos os serviços oferecidos pela unidade do SAC Móvel são gratuitos, inclusive a primeira via da Carteira de Identidade. A partir da 2ª via será cobrado o valor observando a tabela de taxas de serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para a emissão da primeira via da Carteira de Identidade é preciso a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada por tabelião. Não serão aceitas certidões contendo rasuras, manchas, borrões ou emendas.

Já para a emissão de segunda via da Carteira de Identidade, mudança de estado civil ou correção ortográfica é preciso apresentar a Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada por tabelião. Caso seja casado é preciso apresentar a Certidão de Casamento, sendo viúvo trazer a Certidão de Casamento e Certidão de Óbito originais ou cópias autenticadas por tabelião e se divorciado ou separado, é necessário a apresentação da Certidão de Casamento averbada com sentença do juiz. Para qualquer caso o cidadão deve apresentar duas fotos 3×4 iguais, em preto e branco ou coloridas com fundo branco ou cinza, caso contrario, não recebe a senha.

Para a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais é preciso trazer a Carteira de Identidade. Já no serviço do Centro de Atendimento Previdenciário (CEPREV) para o Recadastramento e Orientações sobre Benefícios para Pensão é preciso apresentar a Carteira de Identidade e CPF (xerox e original), comprovante de residência (xerox e original), último contracheque do pensionista (xerox e original) e extrato da conta corrente Bradesco do pensionista.


Comentários

Deixar uma Resposta