Educadores de Itacaré discutem Base Nacional Comum Curricular.

Professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação de Itacaré participaram na manhã desta quarta-feira, no Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos, do Seminário sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um novo documento que norteará as propostas pedagógicas em todo o País. O evento teve como palestrante a professora e mestra em educação Gilvânia Nascimento, coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação e vice-coordenadora do Fórum Estadual de Educação, que acompanhou a elaboração da BNCC como então presidente nacional da UNCME.

Representando o prefeito Antônio de Anízio, o vice-prefeito Genilson Souza falou da importância da BNCC como um instrumento que define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Também destacou os avanços desta política pública e as mudanças que ela traz para a educação em todo o País, garantindo um ensino muito mais integrado. Outro ponto importante destacado pela coordenação do evento foi o papel de cada participante do seminário, que terá o compromisso de ser um agente multiplicador das informações para todos os demais segmentos da educação em Itacaré, compartilhando dos conhecimentos e realçando a importância da CNBB para o ensino.

A palestrante Gilvânia Nascimento falou sobre a implementação da BNCC, desafios e perspectivas, realçando a importância de se conhecer a verdadeira proposta do documento, independente das propagandas divulgadas, e também da necessidade e dos avanços que ela representa. O seminário foi uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação de Itacaré.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.


Comentários

Deixar uma Resposta