Cinco programas imperdíveis em Itacaré, por Ju Ferraz.

Itacaré, na Bahia, é um dos destinos mais famosos do litoral baiano. Este ano, receberá pela primeira vez o Réveillon Nº1 e promete encantar o público com um roteiro de tirar o fôlego.

Itacaré, Bahia (Foto: Elton Andrade)

Situada entre o mar e a Mata Atlântica, no litoral baiano, ao sul de Salvador, Itacaré deixa qualquer turista apaixonado. A cidade de aproximadamente 25 mil habitantes traz natureza preservada em sua riqueza e diversidade, e presenteia os viajantes com deliciosas praias, cachoeiras e rios. Além das belezas naturais, a região dispõe de badalação, pousadas confortáveis, resorts sofisticados e restaurantes de gastronomia variada. A cidade cercada por áreas de preservação ambiental e terreno montanhoso, permite, ainda, a prática de esportes de aventura, como rafting, mountain bike, tirolesa, arvorismo, trilhas e rapel.

A Zona Turística chamada de Costa do Cacau por ser a principal produtora da fruta no Brasil, receberá o Réveillon Nº1, projeto liderado por Vitor Oliva, CEO e fundador da Holding Clube e produzido pela Samba, uma das agências do grupo. O evento será realizado de 28 de dezembro a 2 de janeiro e receberá mais de 30 atrações nacionais e internacionais, entre eles Ivete Sangalo e Jorge & Mateus, além dos Djs Alok, Aline Rocha e Sunroi. E, para já esquentar os motores, a empresária (e baiana!) Ju Ferraz, diretora e RP da Holding Clube, listou cinco programas imperdíveis nesse paraíso.

Visite as praias paradisíacas da região

Praia de Itacarezinho (Foto: Elton Andrade)

Com características bem particulares, as 14 praias principais em Itacaré são divididas entre urbanas e rurais. Tem praia de agito, deserta, e as que são redutos dos surfistas em função das fortes ondas. As praias urbanas têm fácil acesso a partir do centro da cidade e por isso são mais movimentadas. Entre as mais reservadas, destaque para a Praia do Resende, da Tiririca, do Costa e Praia da Ribeira, localizadas no Caminho das Praias. Já a da Concha tem característica bem diferente: por ter um mar bem calmo, boa infraestrutura, restaurantes e pousadas, se tornou a mais popular de Itacaré.

Já as praias mais afastadas do centro da cidade são as mais bem preservadas. Apesar da classificação dar a ideia de serem destinos muitos distantes e de difícil acesso, na prática não é bem assim. A de Itacarezinho, por exemplo, é a mais distante da cidade e está localizada a apenas 15 km do centro de Itacaré. Aliás, Itacarezinho está entre as mais lindas praias da região, com mais de 3 km de areia quase deserta e repleta de coqueiros.

Faça ao menos uma trilha

Itacaré é cercada por intensa Mata Atlântica e há diversas trilhas que levam às praias. As mais famosas são a Trilha das Quatro Praias (com acesso à Praia da Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho) e a Trilha da Prainha (que leva à Prainha e à Praia de São José). Além dos dois percursos mais populares, vale ainda fazer a trilha até a Praia de Jeribucaçu, percorrer a pé todas as praias urbanas e, se o pique permitir, caminhar por toda a extensão da Praia de Itacarezinho.

Tome um bom banho de cachoeira

Cachoeira Usina, em Itacaré (Foto: Elton Andrade)

A Mata Atlântica que cerca a Costa do Cacau e a cidade de Itacaré é um presente para os turistas que gostam não só de praias, mas também de cachoeiras. A mais famosa entre as quedas d’água da região é a do Tijuípe, com acesso muito fácil e ideal para toda a família. Outra boa pedida é a Cachoeira da Usina, que tem trilha de quarenta minutos a partir da Praia de Jeribucaçu.

Tente pegar algumas ondas

Itacaré já foi um paraíso escondido, conhecido apenas entre surfistas. Hoje, apesar do destino ter se popularizado, a vocação para boas ondas continua. O surfe é o principal esporte praticado nas águas de Itacaré e será comum ver nas praias as manobras dos atletas sobre as pranchas. Para quem não tem experiência, vale pegar algumas aulas nas diversas escolas de surfe da região. As praias prediletas entre os surfistas são Havaizinho, Engenhoca, Resende, Itacarezinho, Jeribucaçu e Prainha.

Saboreie o tempero baiano, mas não só ele…

A culinária baiana é um ponto forte de Itacaré. Será fácil experimentar moquecas caprichadas, bobós recheados de sabor e muitos pratos à base de frutos do mar. Mas nem só de frutos do mar e dendê vive Itacaré. A cidade já tem culinária bastante cosmopolita e os restaurantes, comandados por chefs como Clécio Campos e Ícaro Rosa passeiam por diversas nacionalidades. Você poderá degustar do autêntico churrasco gaúcho a caprichados pratos árabes.

Para ver diversos cardápios e tentar escolher entre eles, caminhe pelos arredores da Rua da Pituba ou pela orla da Praia da Coroinha, onde estão as maiores concentrações de bares e restaurantes premiados, entre eles o Jiló, Mediterrâneo, Flor de Sal e Itacarezinho. Fonte: Viagem e Gastronomia


Comentários

Os comentários estão fechados.