Campanhas e ações educativas marcam a Semana do Meio Ambiente em Itacaré.

Preservar o meio ambiente e envolver a comunidade para que cada um possa perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável. Esses foram os principais objetivos da Semana do Meio Ambiente de Itacaré, promovida pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação, realizada no período de 06 a 10 de junho, e que contou palestras, lançamentos de campanhas de coleta, reuniões, shows, plantio de árvores, recital de poesias e limpeza das praias.

Como parte da Semana do Meio Ambiente, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou do ato de plantio de árvores na praça São Miguel, onde compartilhou com os estudantes sobre a necessidade de todos estarem atentos para a questão da preservação ambiental. De acordo com o prefeito, ter um ambiente preservado é direito de todos, mas é preciso que cada cidadão faça a sua parte para que se garantir a sustentabilidade no presente e para gerações futuras.

Ainda como parte das ações da semana do meio ambiente foi realizado o lançamento da Campanha de Coleta de Garrafas Pet (PET-Mania) nas escolas de Taboquinhas, além de rodas de conversa com o tema “O Saneamento Básico Que Queremos”. Também aconteceu o lançamento da campanha e realizadas palestras nas escolas de Itacaré. Já no dia 08, pela manhã, foi realizada na Colônia de Pescadores Z-18 a reunião do Conselho Municipal de Política Ambiental Integrada de Itacaré (COMPAI), onde foram discutidos assuntos como os Conflitos Socioambientais de Itacaré – Diagnóstico e Plano de Resoluções.

A Semana do Meio Ambiente de Itacaré contou ainda com o plantio de mudas de árvores nativas nas praças e jardins do município, recital de poesias ecológicas e forró pé de serra com o tema “Poesia com Forró”, mostra de vídeos ecológicos e a Feira das Mulheres Empreendedoras, na Praça São Miguel, com a apresentação da Banda de Lata. Outra ação importante foi o mutirão de limpeza da Praia do Pontal/Piracanga com participação dos alunos de Biologia da Universidade Estadual e Santa Cruz (UESC) e também os alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Aurelino Leal. (Secom/Itacaré)

 


Comentários

Deixar uma Resposta