Biblioteca Móvel promoverá atividades culturais em Itacaré.

A Biblioteca de Extensão (Bibex), unidade móvel vinculada à Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura do Estado da Bahia irá promover nos dias 13 e 14/07, durante todo o dia, atividades culturais nas escolas municipais do distrito de Taboquinhas, em Itacaré. As atividades antecipam o II Festival de Cultura Quilombola, que será de 16 a 19 de julho na cidade. Além de contação de histórias e exibição de painéis fotográficos, a unidade fará doações de livros nas escolas municipais locais.

De acordo com a diretora da Biblioteca Móvel, Sílvia Cunha, as atividades têm como proposta conscientizar a população infantil sobre a importância do festival, além de engajar em especial o público infantil com a leitura e ações culturais do evento. “Trabalharemos com o público das escolas municipais do distrito de Taboquinhas, onde também estão inseridas as crianças de comunidades quilombolas. Além disso, faremos doações de livros como Ibejis, Oxum, Pano da Costa, Louça de Deus, entre outros, sobre o tema do Festival”, frisou. A Biblioteca Móvel também disponibilizará nestes locais os tradicionais serviços de leitura ao ar livre de jornais, revistas e consulta ao acervo bibliográfico da unidade.

O II Festival de Cultura Quilombola reunirá expressões e produções culturais de comunidades como a do Quilombo do Fojo, Quilombo João Rodrigues, Santo Amaro, Oitizeiro, Água Vermelha e Serra de Água e Comunidade de Porto de Trás, em uma programação variada. Serão quatro dias de debates, encontro com lideranças comunitárias, concurso de beleza, feira de economia solidária, lançamento de documentário, exposição fotográfica, shows, palestras e roteiros turísticos.

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para cerca de 400 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Com informações do G1.


Comentários

Os comentários estão fechados.