Até quando irão só observar, praias pedem socorro!

Há anos as praias de Itacaré vem sofrendo com a ocupação desordenada e toda sorte de abandono e poluição.A Ribeira uma das praias mais lindas e completa da cidade, está a beira do colapso com tanto esgoto e ocupação irregular, o banheiro público também contribui jogando seus dejetos no riacho que hoje está fétido e sem mínima condições de uso e o aumento de doenças se evidencia mais nas crianças que estão mais expostas. Até hoje a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e Saúde não apresentaram sequer um projeto para solução a médio prazo, deixando a impressão de uma grande favela com barracas totalmente ou parcialmente em ruínas, servindo de cracolândia e esconderijo de marginais e bandidos.

A “famosa” Tiririca que já mostrou as suas grandes ondas e berço de 04 campeonatos mundiais e vários campeonatos brasileiros, virou um “favelão” como mostram as imagens feitas por turistas de Salvador e Belo Horizonte, uma nascente que agoniza no pé do morro em frente a essa praia virou lavatório de motos e carro inclusive, a cerca foi retirada e os motoqueiros já lavam suas máquinas dentro da nascente.

Noticiários dão conta da realização de mais um evento mundial em outubro deste ano e nessa favela recém criada na Tiririca se soma as fossas assépticas de todas as barracas e Pousadas que sem controle continuam poluindo àquela que se diz ser o paraíso dos surfistas. Por onde anda a secretaria de Meio Ambiente e Saúde que fecham os olhos diante de tantos descasos? Perguntar não ofende?


Comentários

2 Respostas para “Até quando irão só observar, praias pedem socorro!”

  1. Paulo

    Tiririca é uma praia muito gira linda demais ai em Itacaré ,sou de Portugal já ai fui duas vezes mas o que eu axei desta ultima vez das aguas das praias é o que se passava aqui em Portugal ha muitos anos atraz .Não tem tratamentos de esgotos ou de aguas , isso assim as praias ficam com as aguas improprias para banhos,só que aí a muito gente que não interessa as aguas estarem assim mesmo que não aja condições essas pessoas vão sempre dizer que esta sempre boa para banho porque tem negocios ai relacionados com o mar ou praias.E uma pena mesmo .
    Obrg
    Paulo Lagarto

  2. Paulo

    Itacarè tem de ser limpo nas aguas fluviais esgotos e também no lixo domestico ,
    Tem de por caixotes maiores como ha em Portugal nas ruas para não haver lixo no chão e atravez desse lixo vem as doenças ,como a dos mosquitos,eles adoram lixo e calor .
    Quanto resolverem isso ai Itacaré fica uma vila linda demais como merece.
    Paulo Lagarto

Os comentários estão fechados.