Agricultores familiares de Itacaré serão beneficiados com o PAA


O município de Itacaré deverá ser beneficiado nos próximos dias com recursos na ordem de 778 mil reais através Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinados à agricultura familiar. As propostas foram protocoladas nesta sexta-feira junto à Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), em Salvador, e se aprovadas beneficiarão diretamente 97 agricultores familiares das associações de pequenos agricultores das regiões da Jacutinga, Pancada Grande, São Pedro e várias outras comunidades da zona rural de Itacaré.


Durante toda a semana representantes das associações, com o apoio da Prefeitura de Itacaré e técnicos especializados nessa área, se reuniram para organizar documentos e formalizar as propostas. O município de Itacaré já foi selecionado em algumas etapas do programa e se as propostas forem aprovadas, conforme o cronograma, a contratação dos projetos será iniciada no dia 22 de julho. A proposta é de promover a organização dos pequenos produtores e associações para que vez mais agricultores familiares sejam beneficiados com o PAA.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a inclusão dos pequenos produtores do município no PAA, pois a partir da contratação dos projetos os alimentos são adquiridos pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Além de garantir emprego e renda no campo e movimentar a economia, Antônio de Anízio argumenta que outro importante benefício é que os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal. “Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos”, complementa o prefeito.
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.


Comentários

Os comentários estão fechados.