Aconteceu na noite deste sábado a primeira seresta 3 em 1 do Dia das Mães em Itacaré. O evento movimentou a noite e trouxe de volta a lembrança dos grandes bailes que no passado agitaram e marcaram as noites itacareenses, e lotavam o Clube Social Pirajá.

Marcada pela organização a Seresta teve em sua abertura o Padre Ednaldo Cardoso dos Santos e convidado, e como atração principal o cantor soteropolitano ARAKEM, que cantou grandes sucessos românticos, boleros e muita seresta que vararam a madrugada.


É neste sábado a grande festa com três ritmos diferenciados, MPB, SERESTA e PAGODE, o evento é produzido em prol do termino da reforma da Igreja Matriz de São Miguel em Itacaré. E acontecerá no Clube Municipal Pirajá, dia 20 de maio,e com uma novidade, o evento contará com dançarinos profissionais.

Mesas ao custo de R$ 130,00, corra e garanta logo a sua, não fique de fora dessa. Ponto de venda, Facilita Construir & Mobiliar e na secretária da Igreja ao lado da paroquia. Informações e reservas: (73) 99975 10 68 falar com Agla.


Nesta sexta-feira, 19 de maio, uma equipe da prefeitura de Itacaré foi enviada pelo prefeito Antônio de Anízio à capital na busca de parcerias para áreas de meio ambiente e pesca. O grupo integrado pelo vice-prefeito Genilson Souza, Secretário de Meio Ambiente Cosme Nunes, Secretária de Educação Joselita Santana, Diretora de Pesca Josineide Santos (Leidinha), e Secretário de Transportes Erivaldo Magalhães, além da dirigente do Partido dos Trabalhadores-PT de Itacaré dona Terezinha, participaram de reuniões junto ao Inema e Bahiapesca.


No Inema, com o Chefe de Gabinete Welton Luiz, foram discutidas e encaminhadas demandas voltadas para integração da fiscalização ambiental entre os órgãos do município e do governo de Estado, execução conjunta de programas de Educação Ambiental e instituição de uma Brigada de Combate a Incêndios Florestais.

Já na Bahiapesca foi assegurado apoio técnico para realização de um Diagnóstico das Potencialidades da Pesca em Itacaré, que subsidiará a elaboração dos projetos de captação de recursos para financiar atividades de geração de emprego e renda fomentando a cadeia produtiva pesqueira no município. O presidente da Bahiapesca, Dernival Oliveira, anunciou também parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Municipal de Pesca, na estruturação no município de Itacaré de Curso do PRONATEC voltados para capacitação técnica, qualificação e profissionalização, notadamente de jovens filhos de pescadores.


Na tarde de ontem (18), por volta das 16hs, policias do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 72ª CIPM, realizaram um patrulhamento a pé na Rua da Portelinha (Bairro Novo), no intuito de averiguar denúncias de que indivíduos estariam realizando intensa movimentação de tráfico de drogas naquele local.

Ao abordar dois jovens em frente a um bar, foi encontrado em posse de DEIVISSON SOUZA CERQUEIRA (24 ANOS), e com ele foi encontrado 37 (trinta e sete) petecas de uma substância aparentando ser cocaína. O mesmo foi conduzido para o plantão da polícia civil, onde foi lavrado o boletim de ocorrência, ficando o mesmo a disposição das autoridades judiciárias.


As obras de requalificação urbana da rua Pedro Longo, no bairro da Pituba, em Itacaré, continuam em ritmo acelerado e já nesta segunda-feira, dia 22, será iniciada a segunda etapa dos serviços, no trecho que compreende as travessas Raul Seixas e Amaralina. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, e do diretor de Planejamento, Cleber Miranda, visitou na tarde desta quinta-feira as obras da Pituba para observar os serviços e discutir com a comunidade sobre as melhorias que estão sendo feitas no local. A previsão é de que os serviços sejam concluídos dentro do prazo de seis meses.

No primeiro trecho das obras já está sendo feito o serviço de pavimentação, colocação de meios fios e drenagem. O local já começa a ficar de cara nova e está recebendo os elogios dos comerciantes e turistas. O prefeito Antônio de Anízio explica que a obra de requalificação urbana da rua Pedro Longo, também conhecida como Projeto Calçadão da Pituba, é uma ação da administração municipal com o objetivo de readequar a referida rua como espaço de uso coletivo, privilegiando os pedestres e a sua utilização como espaço de circulação e lazer pela população local e pelos visitantes, considerando a vocação turística da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, informou que, visando a implementação dessa obra, a prefeitura de Itacaré firmou um convênio com o Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal, no valor de 500 mil reais, e a gestão atual modificou o projeto inicial de forma a melhor atender aos anseios da população e viabilizar a execução total da intervenção, que compreende um trecho de aproximadamente 1.400 metros entre a praça Santos Dumont e a rótula de acesso à avenida principal do loteamento Conchas do Mar, no final da Praça da Mangueira. (Secom/Itacaré)


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itacaré realizou nesta quinta-feira, dia 18, uma exposição de artesanatos para marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. De acordo com o coordenador do CAPS em Itacaré, o enfermeiro Victor Hugo, o objetivo é vencer o preconceito e mostrar à sociedade a importância da luta antimanicomial, que visa desinstitucionalizar o tratamento de pessoas com transtornos mentais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de sensibilizar a população para se engajar na campanha contra o isolamento de pessoas em manicômio.

A exposição contou com objetos feitos com material reciclado, papéis, colas e tintas confeccionados pelos próprios membros do grupo assistido pelo CAPS de Itacaré durante as oficinas e cursos desenvolvidos nesse local. Na mostra estavam quadros, origamis, frutas, objetos de uso domésticos e até animais feitos com papel machê. Tudo com muita cor, riqueza de detalhes e muita criatividade, revelando toda a sensibilidade e talento das pessoas assistidas pelo CAPS. Para os artistas foi um momento de mostrar o trabalho e o quanto são importantes para a sociedade. Para os organizadores do movimento, esse foi um dia de luta contra o preconceito que essas pessoas ainda sofrem por parte da sociedade.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Em Itacaré o CAPS funciona na rua Lodônio Almeida, Passarela da Vila, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com atendimento de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, atendentes de enfermagem, cozinheiro, porteiro e equipe de serviços gerais que prestam um atendimento especializado nessa área. O CAPS também conta com o apoio de oficinas que desenvolvem trabalhos de artes, artesanatos e de conscientização ambiental com os usuários do sistema de saúde mental. (Itacaré Online)