5º Festival Gastronômico de Itacaré, terá na curadoria um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana.

De 12 a 15 de julho acontecerá a 5º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”. Um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana, a apresentadora Elibia Portela assina a curadoria do evento que vai movimentar o destino turístico. Como tema Gastronomia de Raiz, cerca de 40 restaurantes já se inscreveram e apresentam receitas variadas. Com o objetivo de reunir baianos e turistas, Itacaré vai incentivar os restaurantes locais a apresentar pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com riqueza de sabores, além de shows musicais, feira gastronômica, feira de agricultura familiar e cozinha show.

Quando o assunto é gastronomia, Elíbia Portela é uma das grandes representantes da Bahia. Há mais de 30 anos à frente do programa Prato da Casa veiculado na TV Bandeirantes, muito mais que uma chef de cozinha e apresentadora, Elíbia também é professora e já escreveu dezoito livros. Entre as diversas receitas que inventou destaque para o salgadinho Boliviano, que marca presença em quase todas as festas, e o Pãozinho Delícia da Bahia, receita que se popularizou e foi criada como uma solução para o antigo pãozinho de aniversário que apenas poucas pessoas conseguiam fazer.

O programa para televisão nasceu em 1982, na TV Itapoan, quando a emissora era filiada ao SBT e ficou sendo transmitido por 13 anos. Logo depois Elíbia migrou para TV Band Bahia e lá segue até hoje, com um público fiel e receitas variadas.

Além do programa de receitas, ela dá cursos no Centro de Culinária Elíbia Portela. A cada mês abrem-se novas turmas para aulas de doces, salgados ou culinária básica (trivial).

Um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana, a apresentadora Elibia Portela assina a curadoria do 5º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” que vai movimentar o destino turístico. Como tema Gastronomia de Raiz, cerca de 40 restaurantes já se inscreveram e apresentam receitas variadas.

Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, “o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e Itacaré mostra para o Brasil que vai muito além do surf e do sol e praia, tem um roteiro gastronômico imperdível e vem fortalecendo seu calendário com eventos de muita qualidade e identidade cultural”, afirma o prefeito.

O 5º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré aproveitará a grande diversidade gastronômica local, onde cada estabelecimento utilizará os produtos da agricultura familiar para a composição dos pratos, valorizando os saberes e fazeres dos Chefs e Cozinheiros Locais.

Durante o festival, a cultura e a música de Itacaré terão espaço garantido com uma programação especial para apresentação de manifestações culturais quilombolas, como o ‘’Bicho Caçador’’, Volta da Jiboia, Capoeira, Samba de Roda e Samba Reggae “Dedo de Moça”. Além de Estrutura de palco para apresentações de artistas e músicos locais que dividiram o palco com artistas da Bahia.

A realização da Feira da Feira Gastronômica com pratos inscritos especialmente para o Festival e a Feira Agricultura Familiar são dois grandes destaques para esta edição. Esses espaços têm como objetivo criar e fortalecer a promoção, divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar da região.

Também será realizada a Cozinha Show. O local será um espaço preparado para a interação entre profissionais da gastronomia local e visitantes. Uma cozinha especialmente montada no evento para receber a presença de chefs que mostrarão suas habilidades e ensinarão alguns de seus truques.

O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo e tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural através da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré.

As famosas praias paradisíacas de águas claras de Itacaré atraem milhares de turistas de todo canto do mundo. As belezas naturais das praias virgens de águas cristalinas, mata preservada, cachoeiras, rios e manguezais encantam os visitantes que buscam equilíbrio entre o sossego e a badalação. Ótimo destino para quem gosta de estar em contato com a natureza.


Comentários

Os comentários estão fechados.